Dica para trocar a marcha do carro na hora certa

A troca de marcha não muda apenas a velocidade do carro, ela também é fundamental, para o melhor aproveitamento do motor e gasto de combustível.

Trocar a marcha entre 2.000 e  3.000 giros ou rpm (rotação por minuto) do motor é uma das formas recomendadas de condução, mas tudo depende do carro e suas especificações, consulte o manual do veículo.

Nada impede que se ultrapasse deste valor, mas quanto maior for o rpm (rotação por minuto), maior será o consumo de combustível.

O momento certo que ser deve trocar a marcha, é uma das maiores dificuldades de quem está começando a dirigir, principalmente para quem não tem disponibilidade de um conta-giros no carro. Uma alternativa é usar o velocímetro como forma de orientação.

Dica para trocar a marcha do carro na hora certa

O vídeo a seguir mostra uma forma simples e eficaz para que um aprendiz assimile o funcionamento do motor e o momento mais adequado para aumentar ou reduzir as marchas no carro.

Deixe uma resposta

14 comentári Dica para trocar a marcha do carro na hora certa

  1. John Doe disse:

    A maior asneira de todas está no vídeo, que; aliás, contraria a regra dos 3.000 rpm citada… trocando de marcha nessas velocidades, dificilmente o motor chega ao giro recomendado.

    Ademais, quero ver andar em uma ladeira de mais de 25 graus de inclinação a quarenta por hora em quarta marcha! Lá se vão engrenagens de câmbio, platô, disco de fricção e por aí…

    Uma boa dica, para achar o ponto de troca de qualquer marcha é “sentir” o carro durante a aceleração: o motor ganha giro e praticamente “pede” uma marcha mais “leve”, para desenvolver velocidade, que vai sendo acompanhada no velocímetro. Nas reduções, procure sempre voltar para uma marcha mais pesada, sempre que a velocidade de troca durante a aceleração, for atingida. Só é preciso um pouco de tempo e prática.

    É isso!

  2. Demetrius disse:

    Bobagem.

    A troca deve ocorrer de forma que a marcha seguinte, entre nos picos de torque e potência do motor.

    Nisso, cada motor é único.

  3. The Crow disse:

    …muito cuidado ao colocar uma RPM em questão, pois ela não é a mesma pra todos os veiculos, por exemplo veiculos 16V tem sua potencia otimizada em RPM’s mais altos. Enquanto carros com motores com mais de 4 cilindros tem uma tendencia de ter torque em nivel mais baixo de RPM (exemplo opala 6cc a 3.000 RPM é muita RPM!) até mais!!!

    O segredo é verificar no manual do proprietario em que RPM seu carro tem a maior otimização de giro (ex.: Potencia Max.= 56cv a 5.500RPM e Torque=4.000RPM) nessa situação vc tem o melhor ganho de performance, quanto menor o RPM menor a performance de acordo com o que vc precisa. Em uma subida com carro cheio sobe mais o giro e troca a marcha, em descida pode-se trocar até com 1.000RPM que a gravidade faz o resto!

    Lembre-se tambem que a embreagem tem papel fundamental na transferencia de força do motor para as rodas, nesse caso deve-se ter atenção total no engate das marchas.
    Se tiver escrito muito pode resumir ai… até mais.

  4. Marco disse:

    Qual a fonte dessa informação?

    Não se troca marcha a 3.000 rpm, mas a pouco acima do torque máximo do motor.

    Se o torque máximo é alcançado a 2.600 rpm deve trocar imediatamente após atingir esse giro.

    Se for alcançado a 3.500 rpm e você troca antes, estará antecipando o momento ideal para a troca.

  5. Já Disse disse:

    Ah tá vcs q comentaram o video até agora tem intimidade com troca de marcha, direção… Mas p que ñ se acerta com a bendita marcha o video foi bem interessante… Vcs só me deixaram confusa!!!
    Vou comprar um carrinho com câmbio automático e pronto!!!

    • Robert disse:

      “Já Disse” só não entendo o porque estas pessoas que SABEM TROCAR A MARCHA estarem procurando informações sobre TROCAR A MARCHA e só criticarem sem ajudar!

  6. Thiago Lobato disse:

    Entao esse carro tem 20 marchas????

  7. Arthur disse:

    Hahaha, acho que o cara do vídeo tá precisando aprender, ou ele tá andando de uno lixo, pq meu Deus, o trânsito é uma bosta por causa desses malas, cara, 20km/h significa 2ªmarcha, ahhh pa puta que o parriu…hahahaha 30km/h significa terceira, isso mesmo façam igual ele tá dizendo, aí o combustível vai ser quase eterno!hahaha, meu DEUS DO CÉU, QUANTO MAIS SE REZA MAIS ASSOMBRAÇÃO APARECE….

  8. Josiano disse:

    Cara maluco!!! 4º marcha a 40 km/h??? Isso num carro 1.0 não vai estar nem em 2000 rpm.

  9. Deusa Monica disse:

    É po isso que saimos às ruas e vemos motoristas fazendo o motor de seu carro urrar, provavelmente aprenderam a dirigir com este instrutor. E, pior ainda se for mulher, aí vem as piadinhas machistas como: Vai pra casa pilotar fogão ou máquina de lavar roupas…Felizmente aprendí a dirigir muito bem, e tenho um marido motorista profissional que me ensina os meios corretos de dirigir. Achei muito estranhas as dicas deste instrutor… acho que ele também é dono de alguma oficina mecânica.

  10. Hetfield disse:

    Cara, pra se trocar de marcha, tem que ser antes do corte da ignição, ou seja, na faixa vermelha ou na faixa máxima de potência.
    Com um rápido movimento do pé na embreagem e da alavanca de engate.

    Para se reduzir, antes de uma curva, deve-se frear com a ponta do pé direito e, com o calcanhar no mesmo pé, afundar no acelerador para subir o giro do motor, tudo isso com o pé na embreagem, e só retira o pé da embreagem quando a marcha já estiver engatada. Técnica: Punta Tacco.

    Com isso, seu motor agradece e aumenta sua durabilidade.

    Dirigir igual a um velho, só carboniza as cabeças dos pistões, sujando as sedes de válvula, aumentando o consumo e reduzindo drásticamente a vida útil do motor.
    sem contar o risco de gerar excesso de carbono e uma consequente préignição. como na época dos Monza, que, quando se tirava a chave do contado, o motor ainda dava uma volta e meia no virabrequim.

  11. Hetfield disse:

    e 4ª marcha à 40km/h é altamente prejudicial ao motor, já que o motor tende a receber uma carga grande, e o módulo tenta compensar isso, injetando mais combustível.

    Ou seja, de nada adiantou. só vai prejudicar o seu catalisador e sujar todo o motor por dentro com uma camada de carvão…

  12. Édina Mara disse:

    Muito bom, gostei. Agora só é por em pratica pra comprova se é verdade ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Leia o post anterior:
dica-promocao-concurso-rede-sociais
Dicas para não cair numa fria em promoções nas redes sociais

A empresa de mídia sociais W3haus elaborou infográfico com uma série de dicas, voltadas para concursos e promoções nas redes sociais. As dicas...

Dica para assistir filme online grátis - Crackle
Dica para assistir filme online grátis – Crackle

Que tal assistir um bom filme online de forma gratuita. Esta é a proposta do Crackle. Site de vídeos que no...

Dicas para aproveitar ao máximo o Ensino a Distância - EAD
Dicas para aproveitar ao máximo o Ensino a Distância

A educação a distancia no Brasil, passa por uma fase de consolidação dos cursos. O Ministério da Educação (MEC) informou...

Fechar